top of page

Artrose do joelho

A artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações (juntas) do organismo, marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades.

 

As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam peso, como a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais comum.

 

Muitos fatores estão relacionados com o seu aparecimento e seu desenvolvimento, dentre eles o envelhecimento, excesso de peso ou de trabalho na articulação acometida, exercícios que exijam impacto repetitivos sobre a articulação (como saltos), história familiar e tabagismo. 

 

Analogamente, podemos imaginar que a cartilagem que reveste os ossos nas articulações tem uma certa espessura, como o pneu de um automóvel. Conforme ocorre o desgaste peso uso, o pneu vai diminuindo de espessura, até chegar na “lona”, o que na articulação corresponde ao desgaste da cartilagem até chegar no osso. Quando isso ocorre, a dor fica muito forte e incapacitante.

Joelho com cartilagem normal

Joelho com artrose

Tratamento da artrose do joelho

O tratamento da artrose do joelho tem como objetivos: 

1 – Aliviar os sintomas como a dor, o inchaço e a dificuldade para mobilização.

2 – Impedir a piora da artrose.

3 – Corrigir as deformidades, quando estas já tiverem se instalado.

 

Um dos pontos fundamentais no tratamento da artrose é tentar corrigir os fatores predisponentes, como evitar impactos articulares repetitivos (por excesso de trabalho ou de exercícios) e buscar a redução do peso corporal, no caso de obesidade.


Para aliviar os sintomas, podem ser administrados medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios e empregar-se a fisioterapia e hidroterapia, que promovem melhora da dor tanto pelo uso de técnicas anti-inflamatórias quando pelo fortalecimento e alongamento musculares, protegendo assim as articulações e estimulando sua movimentação, evitando a rigidez articular. 

 

Atualmente, existem medicamentos que além de aliviarem os sintomas, parecem contribuir para impedir a piora do desgaste, como a administração isolada ou associada da condroitina e glucosamina, e o extrato insaponificável de abacate e soja e os colágenos tipo UCII. Estes medicamentos são tomados a longo prazo, sempre mediante prescrição médica. 

Um outro tratamento que vem sendo muito utilizado nos últimos anos é a VISCOSSUPLEMENTAÇÃO.

 

O líquido que atua como lubrificante do joelho (líquido sinovial), com o passar da idade e nos pacientes que já tem artrose, tende a ir perdendo sua viscosidade normal, ficando assim mais fino e escasso. Dessa forma, a lubrificação da cartilagem articular do joelho fica deficiente, causando um maior atrito entre as suas superfícies e acelerando o processo de desgaste.

 

A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO é aplicação dentro da articulação de um liquido muito semelhante ao liquido sinovial normal, conseguindo assim melhorar a lubrificação da articulação, melhorando a dor e diminuindo o risco de desgaste acelerado da cartilagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nos pacientes com dores incapacitantes que não podem ser controladas com as medidas mais simples relatadas, ou quando a artrose do joelho já alcançou um grau avançado com desgaste total da cartilagem causando dor e deformidades, pode haver a necessidade de tratamento cirúrgico.

 

Nestes casos, geralmente o procedimento indicado  é a colocação de uma prótese (artroplastia), que serve para recobrir o osso exposto, evitando assim o contato osso-osso, eliminando a dor e corrigindo o desvio. Dependendo do local do joelho onde a cartilagem está exposta, pode ser empregada uma prótese parcial (unicompartimental), nos casos onde o desgaste atinge apenas um lado do joelho, ou prótese total, quando o desgaste é completo.

Tratamento cirúrgico da artrose do joelho

protese-do-joelho-1.png

artroplastia do joelho

bottom of page